segunda-feira, 20 de junho de 2011

Conferência Municipal de Saúde


No mês de junho foi realizada a Conferência de Saúde do município de Serra. O evento aconteceu em um Hotel no balneário de Nova Almeida, a praia mais distante não só do centro comercial, mas também da maior parte dos serviços e unidades de saúde do município.
"Apareceu" no evento o prefeito Sérgio Vidigal, que por sua vez parabenizou a iniciativa e deixou "escapulir" que, apesar de não ter sido informado sobre o acontecimento da Conferência de Saúde, exaltava iniciativas como aquela. O que mais impressiona é o fato de que o nome do prefeito do município constava na programação do evento, mas segundo a autoridade maior de Serra ele estava "coincidentemente" no hotel para outra reunião quando soube do evento. Isso nos faz pensar na ATENÇÃO dada à saúde pelas autoridades públicas: se essas autoridades "promovem" campanhas para a atenção à saúde da mulher, do idoso, das crianças, etc. que nível de seriedade encontraremos nessas campanhas se em um movimento como a Conferência Municipal de Saúde, promovida pela Prefeitura Municipal, o prefeito do município desconhece todo o processo que conduziu à execução da mesma?
Apesar dos pesares, a escolha das palestrantes foi bastante interessante, que em geral demonstraram uma postura crítica e ponderada, inclusive discutindo a questão das deliberações, se reunem vários profissionais, usuários e estudiosos nas Conferências para se pensar em propostas, que muitas vezes lá na ponta não terão deliberações de verba.
Foram muitas as propostas, dentre as mais interessantes na nossa opinião: o respeito a lei, retirando do Conselho de Saúde o Secretário de Saúde da Serra e a divulgação dos nomes dos profissionais e seus respectivos horários de trabalho em todas as Unidades de Saúde, já que alguns "profissionais" atendem quem está na fila e vai embora ou ainda nem comparecem nas Unidades. 

domingo, 5 de junho de 2011

Manifestações pela diminuição do preço da passagem

Mais uma vez, as tão conhecidas manifestações. São recorrentes, em todos os estados brasileiros, até mesmo em Curitiba. Infelizmente, o que se vê, em boa parte das manifestações, são experiências que promovem novas reinvidicações de direito, pois dos dois lados - manifestantes e estado - existem violações. Os recentes protestos em Vitória-ES tem acabado em confronto entre específicos grupos e pessoas, que jogam pedra em policiais, que dão tapas em estudantes, que ocupam espaços públicos sem negociação política e que também sem flexibilidade promovem a limpeza com as "bombas de efeito imoral". Uma categoria tão pensante, deveria dar exemplo o estudante. Mas lança a mão de um Projeto, pelo simples ato de protesto. O polícia, com seu emprego garantido, fere pelo ego ferido. Poder, de um lado e do outro, enquanto os "responsáveis" em pleno conforto.
Foto: André Rodrigues (Manifestação em Curitiba)