sábado, 14 de maio de 2011

Medida sócio-educativa?

Para discutir sobre as diversas formas de ser/estar e conduzir o comportamento humano pensamos em um assunto mais que urgente a se discutir no Espírito Santo: o sistema prisional.

É sabido que são urgentes as mudanças requeridas pelos profissionais que nele atuam e famosas as denúncias de maus tratos e descasos nesse/desse sistema, em especial no estado do Espírito Santo. As denúncias, que já chegam a instituições como a Organização dos Estados Americanos (OEA), parecem não ser suficientes para demandar uma mudança efetiva, mesmo talvez tendo a abertura de concursos públicos[1] despertado o ímpeto daqueles que querem contribuir para a qualificação dos serviços prestados pelas instituições nas quais são privados de liberdades aqueles que infringem as leis.

Infelizmente, não há uma coerência no discurso das instituições “penitenciárias”, dos funcionários das mesmas, dos “usuários” e daqueles que de alguma forma se inserem nesse contexto. Jornais de grande veiculação no Estado diariamente expõem matérias sobre os maus tratos por parte de policiais e agentes penitenciários e/ou socioeducativos (vide http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2010/03/610380-estado+admite+mazelas++mas+contesta+mortes+no+sistema+prisional.html) .

Enquanto isso o Instituto de Atendimento “Socioeducativo” doEspírito Santo (IASES), ofereceu para os aprovados para a primeira etapa de seu concurso público um Curso de Formação com apostilas depreciáveis, copiadas de Blogs sem referência técnica alguma, nas quais continham informações de que:
- “o desenvolvimento que ocorre na adolescência produz-se de forma ordenada, tal como acontece na infância;
- quase todos os adolescentes se rebelam perante as exigências e proibições da família, se mostram ansiosos e indecisos, perturbados e com falta de segurança em si;
- tem tendência para a agressividade;
- é extremista, porque se sente incapaz de demonstrar que é eficiente”.
Os trechos acima foram retirados do Módulo II – Comportamental, das apostilas do curso de (DE) formação do concurso.
O resultado? Tirem suas próprias conclusões através do exposto no site de relacionamentos Orkut, na comunidade intitulada Concurso Iases, no fórum denominado de “Real x imaginário” (que, por sinal, fora apagado recentemente). Seguem trechos do fórum:

-  "ANTES DE TUDO NA UNIS TEM TAMBEM HOMENS DE 21 ANOS: SO QUEM TRABALHA LA PRA SABER SE ESA RESOCIALIZAÇAO BONITA QE ELES POEM NO SITE REALMENTE FUNCIONA: QEM E ESPANCADO NA UNIS LEVA MARMITA DE FEZES, PEDRADA, XUXADA COM VERGALHAO, TOMA BARRADA DE FERRO NA CARA, colchao de fogo, AMEAÇA DE TODO TIPO, E AINDA RESPONDE PROCESO POR FUGA E AINDA E EXONERADO POR ISO E O AGENTE DT E NAO OS ADOLESCENTES. EDUCAÇAO, DISCIPLINA,NORMAS DE SEGURANÇA, PROTEÇAO AO SERVIDOR GENTE NAO SIGINFICa pegar o cara e bater. tem muitas formas de procedimento pra iso. ENTAO NAO VAMOS DEXAR AQUELAS AULAS DE PSICOLOGIA E FILMES QWE ACONTECERAM COM CASOS ISOLADOS LUDIBRIAR A GENTE NAO OK. SE PREPARA PRA GUERRA QWE TAMOS INDO PRA UMA !!!"
-  "galera quem foi dt la sabe que e verdade mas talves agente pode tentar mudar isso, mas como o companheiro falou vamos nos prepara para guerra"

- "Galera nós sabemos quem nós vamos encarar. E bandido, vagabundo cheirador Pessoas que não tão valor nem para seus próprios progenitores Então porque tem tanta gente achando que eles vão nós tratar bem?????? Ta mole, fica de joguinho besta, fecha os olhos para ver se a bala de aço não come solto. Se vier para cima de mim, vou largar o aço sou mais minha vida do a vida desses putos"

- "Ressocialização pra mim e o caralho. Pergunta se eles querem mudar de vida. Então alguem vai forçar eles a mudarem de vida. Eles são do mal, só quem da jeito neles e JESUS."

- "tem q ficar ligado mesmo, o lance é trabalhar corretamente, mas se o bicho pegar prevalece o velho ditado : '' Antes ele do que Eu '' "
- "Inacreditável... Meu Deus, eu não acredito nisso!"

- "tem que se proteger e fica ligado."
"Inacreditável II Nem eu tô acreditando no que li acima!!! 

Também queríamos não acreditar...

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